...A Páscoa e o Equinócio...

Tenho escutado muitas conversinhas nas ultimas semanas entre pessoas se perguntando que dia ia ser a páscoa esse ano, pq no ano passado foi em Março e pq muda todo ano.

Não queria postar sobre esse tópico pq em geral a cultura brasileira acha chato e entediante ler sobre assuntos históricos/culturais, mas como mencionei entre alguns amigos que a Páscoa dependia do Equinócio* e senti que despertou bastante interesse resolvi escrever sobre o assunto, mesmo pq percebi que não ficou muito claro e deixei alguns pontos de interrogação espalhados por aí... rs

Vamos lah:

Os historiadores acreditam que a ressurreição de Cristo aconteceu próximo do Equinócio * da primavera e durante uma lua cheia. Assim, decidiu-se que a Páscoa (que celebra a ressurreição) deveria ser comemorada quando ocorressem esses dois fenômenos astronômicos.

*Equinócio: refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra, ou seja 12 horas dia e 12 horas noite.




Os equinócios ocorrem duas vezes por ano, em Março e Setembro e definem as mudanças de estação. Por ex: Esse ano o equinócio ocorreu dia 20 de Março, definindo o começo do Outono para nós do hemisfério Sul e o começo da primavera para os países do hemisfério Norte.

Foi estabelecido então, que a Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a lua cheia seguinte à entrada do primeiro dia de Outono (Equinócio!)

O Carnaval, a sexta-feira santa e quaresma dependem todos da Páscoa.

E por que tudo isso??

Os judeus celebravam a Páscoa (segundo o livro do Êxodo) no dia 14 do mês de Nissan. Porém obviamente não estavam celebrando a ressurreição de Cristo e sim a libertação da escravidão do Egito para a liberdade da Terra Prometida por Deus a Abraão. A Igreja católica celebra a Páscoa cristã (Ressurreição de Cristo) acompanhando de certa forma a data Páscoa judaica.

E....como o calendário judeu é baseado na Lua, a Páscoa cristã passa a ser móvel no calendário cristão (nosso calendário gregoriano), assim como as demais datas referentes a Páscoa, tanto na Igreja Católica como nas Igrejas Protestantes e Igrejas Ortodoxas.

E como curiosidade queria ressaltar a data mais importante para o Catolicismo é a Páscoa e não o Natal. Pq nascer...todos nós nascemos, agora ressuscitar já é outra história... rs

Obs: eu não sou católica, esse post foi para suprir curiosidades culturais

Boa Páscoa a todos e muitos chocolates !!!

5 comentários:

Renan disse...

Nossa... q aula sobre história/cultura...
Bom, mas continuo esperando... surprise me...

Anônimo disse...

Arrazou como sempre! Muito interessante mesmo...
ontem eu estava pensando sobre a Páscoa e me perguntei, da onde veio essa historia de coelho da pascoa e ovos de chocolate...? qual a ligação disso com a páscoa? você sabe?

Naty

¤~Wake up and Dream~¤ disse...

RESPONDENDO AO COMETARIO DA NATY:

O costume de comer ovos de chocolate veio da crença dos germanos e de outros povos antigos que consideram o ovo um símbolo de fertilidade, de nova vida ou seja a ressurreição de Cristo.
Já o coelho surgiu como símbolo da Páscoa na época dos Egípcios, pois como reproduzem muito, representam fecundidade, vida...

bjuz
Pri ;)

Anônimo disse...

tah aí gostei...

Já discutimos muito sobre este tema: equinócio; mas com a contundência e a clareza que foi exposto por vc acredito que aprendi mais um pouquinho com a minha 'escritora'/'bloggeira' favorita.

Enquanto estava lendo tive a impressão que uma jornalista estava descrevendo o assunto abordado desde os prmórdios (onde tudo começou) até a atualidade... Que talento hein PRI, sempre me surpreendendo, a cada dia descubro em vc uma nova qualidade...

Obrigado por me alertar sobre a data mais importante para o Catolicismo, nunca havia pensado sobre este ponto de vista, rs (sua sacada foi genial!).

Bom já chega de 'rasgar' elogios pra essa loirinha linda (ops disse chega, desculpe às vezes não me controlo).

Beijão, FELIZ PÁSCOA!!! Que o coelhinho lhe traga muitos ovos de chocolate (cuidado com as calorias que podem ser acumuladas com o abuso desses inocentes quitutes). Pensando bem pode comer à vontade...veja as baleias: só tomam água, só comem peixe, nadam o dia inteiro e são Gordas (rs). Então aproveite que é magra e esbelta pra se deliciar...

Aguardo o próximo post.

SER.

Ovelha - Born to be Wild! disse...

FELIZ EQÜINÓCIO DE PRIMAVERA, À TODOS NÓS!!!

Épocas de ressurgimento...
Que esta data marque o florescimento de muitas mentes, e sua transferência do pessoal à sociedade...
Que libertemo-nos as visões dos paradigmas aceitos, muitas vezes por costume ou para evitar aborrecimentos.

Que saibamos todos pensar, e, principalmente, amar.

Abraços, e uma ótima semana ^^

Postar um comentário