Como dizia o velho índio...


Um velho índio descreveu certa vez em seus conflitos internos:
"Dentro de mim existem dois cachorros, um deles é cruel e mau, o outro e muito bom e dócil. Os dois estão sempre brigando..."
Quando então lhe perguntaram qual dos cachorros ganharia a briga, o sábio índio parou, refletir e respondeu:
"Aquele que eu alimentar".


Damos força a tudo aquilo que alimentamos. Sentimentos, pensamentos, sonhos... sejam eles bons ou ruins. Não estou falando de otimismo e pessimismo, mesmo pq num agüento mais ler fragmentos sobre isso espalhados por aí como se fosse um mini-texto de auto-ajuda pra levantar o seu astral.
Tudo o que alimentamos, cresce, torna-se mais real do que nunca e provêem de nós mesmos. Então uma coisa está obviamente clara, devemos alimentar tudo que nos faz bem, alimentar as coisas boas.
E o que nos faz mal? O que acontece se conseguirmos cumprir a árdua tarefa de não alimenta-los? Claro que eles não vão simplesmente sair andando como fazem os pedintes em cada farol dessa cidade... Eles vão olhar pra vc, implorar, vão ficar ali rodeando vc por alguns instantes, talvez horas ou dias. Os medos, a insegurança, a vingança, a desconfiança, e demais parentes destes...vão gritar, chorar e suplicar para que vc os alimente. E por mais que sejam pensamentos/sentimentos ruins, seu coração solidário se rende facilmente a essas façanhas. Aí então sua única saída é deixa-los morrer de fome, mas ter postura para aturar essa morte de coisas que fazem parte de vc. E é exatamente aí que está o problema... Fazem parte de vc! Independente de serem bons ou ruins, é uma coisa proveniente de vc que está ali diante dos seus olhos, morrendo de fome......
Por esse motivo que dizem por aí.. que os momentos ruins servem para ficarmos mais fortes!
O que vc anda alimentando?

8 comentários:

Júlio disse...

Esse lance dos cachorros e do índio me lembra algo que minha mãe sempre me dizia:

"Cuidado com o que você deseja ...você pode conseguir..."

É verdade que o que você alimenta sempre acaba por "ganhar". E ganhar aqui acaba por ser tomar conta de seu ser e fazer de você a coisa desejada ... "e se torna na coisa amada por virtude do muito desejar..."... Essa coisa de tomar cuidado com o que pensa é muito polêmico...Desde o "ora et labora" dos Beneditinos de até o pensamento espírita de que pensando coisas ruins você acaba por trazer "obsessores" e o famoso “THE SECRET” – Clássico da literatura de auto-ajuda...

Mas eu acredito que o que deve ser feito é levar a vida sem se encucar (é muito difícil...mas vale tentar...eu não consigo direito...sou muito intenso no meu viver) pq quanto mais você deseja uma coisa, quanto mais você pensa em algo, odeia algo/alguém, ama algo/alguém mais você se transforma no desejar, mais você se torna dependente daquilo que lhe toma o tempo e a mente...

Você acaba por se tornar “o” desejo...E nunca alcançará a solução de seu problema porque esse tipo de "obsessão" é como o canto de uma sereia que acaba por deslumbrar e chamar cada vez mais quem ouve pro abismo (sem achar a donzela que canta e sim um fim que não o vislumbrado...)

Sei que é muito estranho/bizarro/batido...Mas é uma verdade que muitos sabem e poucos se desvinculam.

Júlio.

Ovelha - Born to be Wild! disse...

Realmente, este conflito acontece dia após dia em determinadas decisões que tangenciam (ou até mesmo interceptam) a nossa liberdade com a dos outros.

Acredito que o sinônimo prático que descreve esse conflito é: o egoísmo VS benevolência.

De egoísmo, chamo aqui a nossa parcela que quer sempre "produzir" na vida: ganhar tempo, crescer profissionalmente, criar um círculo de amigos, ter uma família.
Uma vez que isto está totalmente linkado à uma idéia utópica, que nos é implementada como necessária à felicidade pela sociedade, é óbvio que não é a resposta que no fundo queremos. É apenas um caminho que seguimos para não passar a vida sem nada pra fazer.
Porém, o tempo nos diz que não são estes fatores em si que nos trazem a felicidade, mas sim as conseqüências dos atos que estas implicam...

Já a benevolência ocorre quando abrimos mão destas coisas para ajudar, perdoar ou fazer bem à alguém.
Adam Smith dizia que, quando fazemos algo bom por alguém, na verdade nossa mente se põe no lugar da pessoa para a qual estamos agindo. Isto gera uma felicidade, além de nos tornar mais humanos e esvaziar a nossa mente dos outros problemas. É como se estivéssemos "em saldo" positivo com nós mesmos.

Não serei o hipócrita a dizer que busco sempre que a segunda parte citada vença; sou sim iludido por muitos dogmas sociais de felicidade, que aos poucos tento me livrar.

Porém, acredito que só alcançará a verdadeira felicidade aquele que aprender a ser feliz apenas a partir de coisas intangíveis, tais como o amor ao próximo, à si mesmo, e o auto-conhecimento e entendimento do mundo. Mais que isto: nossa felicidade não deve depender de bens tangíveis, pois assim nossa ganância não nos deixaria alcançar a paz.
Opa, budismo haha.

Anônimo disse...

Bom pra iniciar tenho que registrar que se você não tivesse me falado que seu blog apresentava problemas e que teria que mudar o template não iria reconhecer, agora está de ‘roupa’ nova. Sobre aquela preocupação de que o outro era melhor, tudo bem também acho que o template antigo era mais estiloso (sua cara), mas o que realmente importa é o conteúdo, e por enquanto o conteúdo foi um show dispensando elogios. Mas pra mim o fundamental é que as portas secretas continuarão a ser abertas... Valeu por permitir que eu abra essas portas especiais. Existem muitas portas comuns, elas apresentam pensamentos que não acrescentam muito por serem iguais aos da maioria das pessoas (toda maioria é burra, não é mesmo?). Já eu prefiro abrir portas secretas, uma a uma, elas são poucas em quantidade, mas a qualidade dos textos inseridos é a recompensa... É como se eu após muito tempo procurando a porta especial, quase que sucumbindo ao somente me deparar com as que contem idéias medíocres, encontrasse a secreta. Sem hesitar tenho o prazer de entrar e desvendar os seus mais preciosos pensamentos, post após post você proporciona a mim momentos de reflexão, despertando meu interesse, questionamentos... Por esse motivo vou continuar esperando pra abrir somente as portas certas, recomendo a você experimentar fazer isso também, pois tenho certeza que a seletividade compensa; isso mesmo as “secret doorz” valem a pena. Por isso quando achar aquela que você julgue especial esqueça os preconceitos e não deixe de ser curiosa, abra, entre, se entregue, desfrute e seja feliz.

Pri após ler o seu post devo admitir que estou um pouco mais aliviado, quando você diz “Tudo o que alimentamos (sentimentos, pensamentos, sonhos), cresce, torna-se mais real do que nunca... devemos alimentar tudo que nos faz bem, alimentar as coisas boas” tenho a certeza de estar no caminho certo, ultimamente só tenho alimentado meus melhores pensamentos e principalmente sentimentos que fazem eu me sentir bem. Os que não são tão bons não tenho dado importância, os ignoro com o intuito de matá-los de fome (como você mesmo citou). Freqüentemente tenho acordado e sonhado... (desculpe por usar sua frase de impacto) os sonhos me fazem sentir vivo.

Você está acostumando muito mal seu leitor com o seu talento exacerbado para escolher e destrinchar os temas de forma sutil, crítica e realista.

O único ponto negativo deste post eu já falei a você que é a foto, até que aqueles cachorrinhos são bonitinhos, mas faltou a sua fotografia seria uma inspiração a mais pra eu fazer meu comentário (já pensou que maravilha seria você de diabinha e de anjinha? Pensando bem, considerando o tamanho do meu comentário, é melhor não adicionar suas fotos, se não serei obrigado a fazer um blog só pra comentar o secretdoorz, rs).

Até a próxima...

Seu SER (o único e claro que o original)

Renan disse...

Gostei de ver... acho que não preciso falar nada, é só ver os comentários... quanto melhor os posts, também melhor são os comentários... mto bom...

Anônimo disse...

E se agente for tao bom que nao queremos deixar nosso cachorro mau morrer de fome?
Anonimo = Lucas

¤~Wake up and Dream~¤ disse...

Respondendo a pergunta do Lucas:
aí vc defronta com o paradoxo: se seu coração for tão solidário a ponto de não conseguir deixar o "cachorro mau" morrer de fome, vc estará justamente alimentando essas coisas "ruins"...logo, vc não estará sendo tão bom assim

Fry disse...

eh o carinha de cima falou da lei da atração e coisas do tipo, concordo sempre tb com seus textos, tem q reparar melhor nas coisas q vc alimenta mesmo, geralmente as pessoas alimentam o mal, mesmo não sabendo ou achando isso! talvez por isso seja tão difiocil ser monge hehe!!!

Monstra S.A. disse...

Noosaa ! Muito legal essa sua reflexão ! Realmente, devemos alimentar apenas o que nos faz bem !

- Eu fiz blog há pouco tempo, e gostaria de visitantes ! ;) Beijão, e continue descrevendo seus pensamentos !

Postar um comentário