Era da Inclusão Digital


Eu fico impressionada quando vejo as pessoas achando que o país vai pra frente com a Inclusão Digital. É tão fácil e nítido entender a real intenção por trás de “Internet para todos!”. Isso gera uma ilusão de que as pessoas terão acesso a educação, poderão ter todo tipo de informação, consultar artigos e bla bla bla... Como dizia minha vó “Deus dá nozes a quem não tem dentes” e eu digo “O Governo dá internet a quem não tem cultura”. É muito mais atraente um político oferecer Internet do que prometer as mesmas velhas reformas e construções de escolas.

Antes que esse post desperte seu lado Che Guevara revoltado com o que acabei de dizer, vou logo avisando que não estou sendo preconceituosa, discriminando e nem dizendo que o “povo” não tem os mesmos direitos. Acredito sim que o governo deveria se preocupar mais em EDUCAR para posteriormente INCLUIR a população no universo virtual. Sim, ainda estamos muito atrás de vários países no quesito: acesso a internet, mas esse número vem crescendo absurdamente com a tal Inclusão Digital. Já que a pressa de conectar o país é tanta, poderiam ao menos tentar fornecer o mínimo de educação necessária para utilizar os inúmeros recursos virtuais existentes... Caso contrário, a comovente preocupação do governo em liberar acesso em prol da educação do povo resultará apenas num crescimento para os setores de jogos, pornografia, redes virtuais e sites de relacionamentos como por exemplo o Badoo que até hoje não sei como aquilo lota meu lixo eletrônico dizendo que 167 pessoas estão “loucas para sair comigo” affs. (Detalhe que nunca entrei no maldito site e muito menos tenho um perfil lá). Sem contar as intermináveis pérolas que aparecem por aí, me fazendo mergulhar num balde de vergonha alheia. Vale a pena conferir: http://www.perolasdoorkut.com.br

Seria um exagero de ingenuidade o governo acreditar que com a escassez de ensino para todos, a Internet assumisse uma função educadora.

Convenhamos, as prioridades estão invertidas. O foco “Educação” está facilmente sendo camuflado pelo slogan “Internet para todos!”. Gente! Internet não é sinônimo de educação e nunca será, é apenas uma ferramenta extremamente eficaz quando bem utilizada. Tem muita favela e escola em situação precária que precisa de ajuda do governo e isso é mais importante do que fazer diversos puxadinhos com Wi-Fi por aí para divertir as classe sociais mais baixas.

Infelizmente ainda somos um país que é facilmente entretido por qualquer coisa que tire o problema do centro das atenções...

1 comentários:

Ovelha - Born to be Wild! disse...

Pois é, a internet é apenas uma ferramenta, que extende o mundo real para o mundo virtual. Ou seja, são as mesmas pessoas que vivem no mundo real, navegando na internet. Enquanto a cabeça de 83% (mais ou menos rs) das pessoas não mudarem, parques e facebook continuarão um poço de imbecilidade (o qur trás coisas bem piores).

O problema do Brasil continua sendo o nível de educação e visão do povo brasileiro.

Ótimo post Pri, change the world ;)

Postar um comentário